Os canais virtuais como Site, Blog, Redes Sociais e afins têm sido excelentes ferramentas de relacionamentos comerciais no meio jurídico. Vídeos, conteúdos, e-books e opiniões tem ajudado a inúmeros advogados (as) a se posicionarem como autoridades jurídicas e a captar clientes de forma ética, produtiva e financeiramente acessível.
Entretanto, esse posicionamento virtual, quando não planejado, pode levar o advogado na contramão de suas expectativas de crescimento, posicionamento e captação, criando não uma autoridade, mas, o complexo de celebridade, um efêmero e inútil reconhecimento, pelo menos, para advogados.
Mas, o que caracteriza um Advogado Celebridade e um Advogado Autoridade?
ADVOGADO CELEBRIDADE:
Tratamos como celebridade aquele profissional que desenvolve um posicionamento genérico e não segmentado ao seu público e nicho, que possui milhares de pessoas em seus canais sociais, mas, quase nada de interação ou interesse no seu conteúdo, exceto de amigos de profissão, família e parentes.
Geralmente, no intuito de atrair um volume expressivo de público, é comum a esses profissionais falar sobre tudo e sempre abusando do juridiquês, ainda que não seja um especialista na área ou domine certo tema. Esse é o primeiro de muitos erros.
Com o tempo, você percebe que seus textos, vídeos ou opinião não mais atinge a ninguém, sabe por quê?
Você está entregando seu conteúdo a quem não se mostrou interessado e que, provavelmente não está segmentado como seu público alvo.
O que acontece é que, passado a novidade, seus amigos, familiares e parentes que estão interagindo com seus canais sociais acabam cansando de seu conteúdo, ou seja, ele não atinge, ele não é interessante a eles (audiência limitada).
Pensemos juntos, você já deixou de seguir alguma página, ou cancelou o recebimento de e-mails marketing pelo simples fato de não se interessar pelo assunto? Se sim, saiba que você faz parte da grande maioria. Se não, você ainda vai chegar lá.
Se observarmos os canais sociais da maioria dos advogados que se posicionam em redes sociais, perceberemos, também, que a maior interação e interesse é do seu próprio concorrente, ou seja, outro advogado, que na maioria das vezes é colega ou amigo.
E se o profissional intercala essas postagens institucionais com postagens pessoais, você acaba percebendo que as postagens pessoais têm mais engajamento do que as institucionais.
O que significa que você é popular a nível dos relacionamentos pessoais, mas, não é reconhecido como advogado com autoridade profissional. Seus amigos, colegas de profissão e familiares podem até contribuir, contudo, não serão eles que vão chancelar sua autoridade profissional e oferecer visibilidade, mas, o mercado, em outras palavras, seu público alvo, sua carteira de clientes em potencial impulsionada por um posicionamento estratégico.
Isso não significa que você deve descredibilizar esses relacionamentos (“quem não é visto não é lembrado. ” Nos relacionamentos pessoais essa máxima também é importante), mas, você deve identificar, separar e planejar ações distintas e funcional a cada nicho ou público alvo nos seus canais institucionais, deixando os relacionamentos pessoais nos canais pessoais.
E entenda, nada acontece da noite para o dia e como em qualquer relacionamento, há um tempo para tudo, tudo corre dentro de um processo, com investimentos, fases e prazos. Não se embriague com o volume que você está tendo nos seus canais web, preze pela qualidade desses contatos.
Dicas (Para canais institucionais):
> Evite postar conteúdos de cunho pessoal como fotos, opiniões sensacionalistas ou entretenimento.
Procure ofertar conteúdo segmentado, planejado e com uma redação popular e acessível a todos. Esqueça, nesse caso, os termos técnicos. Lembre-se sempre: Você está escrevendo para seu público alvo em potencial, não para o juiz ou para seu colega de militância. Seja compreendido!
ADVOGADO AUTORIDADE:
Tratamos como advogado autoridade aquele que tem claro entendimento da gestão de marketing do seu escritório, do seu público alvo e dos nichos. Aquele que segue um planejamento estratégico. Geralmente, se posicionam como especialistas, não sendo reconhecidos como “Clínico Geral do Direito”. Eles focam em construir sua autoridade técnica. Esses profissionais ofertam uma imagem de domínio de assunto. Nem sempre seus canais possuem um engajamento inchado, mas, sempre qualificado e com crescimento continuado. Seu público é participativo e fidelizado.
Quais são as principais características do advogado autoridade?
O advogado autoridade possui várias características na sua atuação e gestão, aqui, falaremos apenas sobre essas características no seu posicionamento virtual.
Seu posicionamento virtual é alinhado com mercado, público alvo e nichos: ao contrário do que falamos acima, sobre advogados celebridade.
O Advogado autoridade não mantém um posicionamento genérico à todas as áreas do Direito.
Eles também se antecipam ao mercado para identificar futuras demandas e assim, ofertar de uma forma eficiente e focada o seu conteúdo, gerando assim, possíveis captações.
Seja falando de pautas como reformas na lei, atualizações ou futuras vantagens e/ou desvantagens relacionadas a economia, mercado e negócios, eles sempre ofertam soluções jurídicas reais, estão como diria na música: “aonde seu público está”. Não se valendo da velha postura: Atrás da mesa esperando o cliente aparecer.
Procuram ser autorais: de nada adianta falar de algo que seja interessante ao seu público alvo mantendo uma redação técnica e carregada de juridiquês como as que são ofertadas pelos órgãos da justiça: Tribunais, Fóruns e afins.
Advogados autoridade ofertam o seu entendimento da lei, não o caput de lei, são didáticos, esclarecedores e compreensíveis. Por isso, usa seu conhecimento e autoridade dentro de uma redação popular focada a cada público alvo. Ou seja, o conteúdo que ele oferta para seu cliente empresário/empresa difere do conteúdo entregue ao cliente pessoa física que pleiteia uma aposentadoria especial, por exemplo.
Eles sempre se preocupam com a imagem institucional passada: Esses dias fomos acionados por uma cliente para um checkup de marketing de seu escritório. Ela não tinha nada, exceto um logotipo, cartão de visita e papel timbrado. No decorrer da conversa ela nos mostrou um escritório que admirada pelo seu posicionamento na internet. Esse escritório possuía um site que permitia que seu público alvo se cadastrasse para receber informações e conteúdos referente as leis (newsletters) além de criar um banco de dados poderoso via esses cadastros.
O blog desse escritório possuía ferramentas para o engajamento do público, como espaço para comentários no fim da matéria, ícone de compartilhamento nas principais redes sociais (Facebook, WhatsApp e Linkedin) avaliação do conteúdo, marcação de pessoas entre outros. Todo o conteúdo que vai para trânsito virtual é personalizado (levando marca do escritório, estratégia gráfica inteligente, informações como endereço de site, telefone e e-mail). Percebemos que o que despertou a admiração dela foi justamente a visão da participação do público alvo daquele escritório com o conteúdo ofertado. Haviam vários comentários no fim de cada conteúdo, matéria ou artigo. Havia marcações do tipo: Fulano leia isso. Ciclano, olha do que estávamos falando ontem. Chamamos isso de audiência fidelizada por intermédio da imagem institucional). Característica do advogado autoridade.
Não usam de sua imagem pessoal: Advogados autoridade não usam canais sociais (institucionais) para expor fotografias do prato que se delicia, da viagem com a família, do cachorro fiel escudeiro, dos lugares belos que frequentam. Do carro que andam ou coisa que o valha. Essa vaidade pode afugentar seu cliente em potencial e formar uma imagem de superstar. (Pouco acessível para determinados padrões econômicos, metido ou vaidoso demais)
Sabem que para “fazer dinheiro é preciso gastar dinheiro”: O advogado autoridade não faz às vezes do profissional de marketing nem de nada que o valha. Eles sabem da importância e valor do marketing jurídico. Assim, eles confiam sua imagem à profissionais que saibam posiciona-la sem o viés do amadorismo ou do descompromisso técnico profissional.
Já atendemos dezenas de clientes que, ao apresentarmos um plano de ação que contemple a necessidade de se desenvolver uma marca, material de papelaria, site, blog, post’s sociais entre outros, que nos disseram: Já gastei muito com a instalação do escritório. Tenho um sobrinho, amigo, colega ou filho que passa o dia inteiro na internet, ele é craque, pode fazer essas coisas por mim sem a necessidade de se investir agora. Para estes, apenas uma pergunta: Você contrataria essas mesmas pessoas para peticionarem para você?
Advogados autoridade reconhecem o valor de cada profissional que, como ele, tem autoridade técnica para desempenhar tais funções. Amadores não tem compromisso com sua imagem e nem gabarito para quaisquer soluções realmente funcionais. No fim, você acaba percebendo que seu pouco investimento lhe custou mais caro que a encomenda.
Gostou?
Compartilhe!
Deixe seu comentário.
Por Cláudia Maximo – Sócia fundadora da Agência Comunik Doutor
#MarketingparaAdvogados #MaketingJuridico #OAB #ComunikDoutor