O marketing jurídico é uma das ferramentas mais importantes para o escritório de advocacia, porém, com restrições de atuação no que tange a prospecção e a publicidade de sua marca.
O meu objetivo neste post é abordar algumas premissas básicas, dar algumas dicas práticas para que possam aplicar em seu dia a dia e tornar seu negócio mais eficiente no que tange ao atendimento ao cliente.
O atendimento no escritório de advocacia
Se você já possui o hábito usar estas práticas, saiba que está um passo à frente no atendimento ao seu cliente.
1 – O cliente precisa ter feedback
Esse é um grande desafio, pois, quando o advogado trabalha de forma autônoma e cumula diversas atividades, normalmente o feedback é dado ao final do processo ou quando o ato processual precisa de alguma manifestação da parte, nesse momento normalmente os advogados fazem o contato com o cliente.
Dica: Para criar um relacionamento com o cliente, adquira o hábito de rotineiramente ligar apenas para “dar uma satisfação”, falar sobre o andamento do processo, perguntar ao cliente precisa de alguma orientação, enfim, mostrar ao cliente que o processo não está “esquecido”. Atitudes como essa demonstrarão ao cliente que você tem o controle sobre o problema e que você está “cuidando” do processo e priorizando o atendimento.
2- Organize seus clientes numa lista de CRM
Enquanto grandes escritórios normalmente têm softwares de gestão de clientes, processos e prazos, pequenos escritórios trabalham com pastas de clientes, sem maiores dados organizados de forma sistemática e organizada.
Dica: Revise sua lista de clientes, agrupe as informações numa planilha de fácil visualização, para que de uma forma geral, você possa ter um único documento com a sua lista de clientes e facilitar a execução de outras dicas que daremos a seguir.
3- Congratule seus clientes
Parece algo tão simples, mas quem não gosta de receber um “parabéns” no dia do aniversário?
Assim como você, seus clientes também gostam de receber felicitações. Quando essa vier através de e-mail, mensagem de texto ou até mesmo uma ligação proveniente de seu escritório, novas oportunidades de negócio podem surgir a partir deste contato.
Um cliente que é bem atendido normalmente passa a recomendar o serviço utilizado, porém, o mal atendimento também gera uma propaganda ruim do seu trabalho.
Por isso, atenda bem seu cliente nos detalhes, para que você esteja sempre a frente de seus concorrentes.
4 – Esteja SEMPRE disponível
O que dizer quando seu celular profissional toca naquele final de semana que você está descansando de uma semana cheia de prazos e que foi extremamente estressante?
Você atende ou retorna na segunda-feira subsequente?
A resposta é: atenda a ligação, no mínimo para dizer que não pode falar naquele momento. Você precisa estar presente em todo o momento para o seu cliente. Ele vai te ligar quando precisar de uma orientação relativa ao processo, para saber sobre uma cláusula no contrato, enfim, você será o ponto de intersecção entre o seu cliente, a dúvida e a solução.
Quando você se relaciona com seu cliente, situações como essa fluirão normalmente, porém, é importante ressalvar que o advogado deve respeitar momentos de lazer com sua família, mas deve retornar a ligação na primeira oportunidade.
5 – Se relacione
Toda e qualquer pessoa é um potencial cliente para você, seja pessoa física e jurídica.
Por isso se relacione, tenha sempre em mente que você é um agente de solução. Dessa forma, compreenda a situação-problema do cliente, o cenário ao seu redor, escute atentamente e depois disso, ofereça ao cliente a solução adequada.
Busque ampliar e gerenciar a sua rede de contatos, a partir das dicas deste post, pequenas ações farão a diferença para o maior ativo de seu escritório: o seu CLIENTE!
Por Talita Dantas – Advogada, Professora, Consultora e parceira da Agência Comunik Doutor