Ciclo de Vida do Produto Jurídico
Neste artigo, iniciaremos do pressuposto que você já tem seu escritório de advocacia e clientes ativos, é preciso inovar na criação de teses e novas formas de encantar o cliente para trazer novos negócios de clientes já fidelizados.
Nesta etapa, você possui dois caminhos a seguir: usar a tese ou serviço que você já possui expertise de forma a ampliar a carteira de clientes ou estar atento à mudanças legislativas, criando produtos novos para atender seus clientes.
A primeira etapa para criar um novo produto é definir o público que você atenderá e quais as necessidades de seus clientes ou potenciais clientes este produto irá satisfazer. A partir daí os próximos aspectos são vistos.
Atributos tangíveis e intangíveis
Os atributos de produtos jurídicos não são fáceis de enxergar, pois são em sua natureza intangíveis, porém, é necessário agregar valor ao produto que você disponibiliza para seus clientes, mostrando seus benefícios, o diferencial de mercado desta tese e o seu conhecimento enquanto advogado na área em questão.
Mas além do serviço em si, o cliente precisa enxergar valor na prestação de serviço de seu advogado, para isso, ações de marketing, relacionamento e fidelização são necessárias para que o cliente possa tangibilizar o valor de sua prestação de serviço.
A junção desses dois aspectos, o tangível (qualidade de atendimento e relacionamento que o advogado tem com seu cliente) e o intangível (tese especifica, antecipação a uma possível mudança legislativa) isso fará do produto único e diferenciado no mercado. Vale ressaltar que a inovação também é levada em consideração, oferecer algo que é comum, não fará você um advogado diferenciado no mercado.
Ciclo de vida do produto jurídico
Podemos chamar de “ciclo de vida do produto jurídico” a linha do tempo da produção de um produto, desde sua idealização até a implantação no mercado. É a sua história completa através de suas fases de implementação deste produto: planejamento, lançamento, maturidade e declínio.
Vejamos de forma objetiva e clara as etapas de cada ciclo do produto jurídico:
Lançamento
Comunicação com os clientes e informação sobre a disponibilidade do produto
Crescimento
Hora de analisar se o produto foi pertinente, se atendeu a expectativa do cliente e se foi direcionado ao público correto.
Maturidade
Quando o produto começa a dar lucro, mediante os investimentos de pesquisa, planejamento e lançamento.
Declínio
Quando não há demanda de mercado e é necessário verificar se são necessárias mudanças ou ajustes para que o produto continue a existir.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a criação de produtos jurídicos desafio você a analisar sua carteira de clientes, a área territorial em que atua, o perfil de seus clientes e criar um produto totalmente inovador para atender a sua clientela.
Tem dúvidas sobre o assunto? Nos mande um e-mail e responderemos!! Temos disponíveis oficinas de discussão sobre o assunto. Quer fazer parte? Escreva para nós no e-mail talita@radardagestao.com.br
Por Talita Dantas – Advogada, Professora, Consultora e parceira da Agência Comunik Doutor