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Montar um escritório em início de carreira

Montar um escritório em início de carreira

Montar um escritório em início de carreira

MONTAR UM ESCRITÓRIO FÍSICO EM INÍCIO DE CARREIRA, ESSE PODE SER O PRIMEIRO ERRO.

Uma das maiores preocupações dos advogados iniciantes é com a estrutura e instalação do seu escritório físico.

Afinal, advogados têm muitas restrições em seu código de ética, o que impede, por exemplo, ações de captação em massa e publicidade, sendo a instalação física e o endereço comercial uma ferramenta ética para captação e credibilidade. Mas, será que uma instalação física é mesmo o único caminho para seu posicionamento mercadológico?

Nós da Comunik Doutor trouxemos uma das desvantagens nesta estratégia e como sobressair no mercado sem ela, confira:

É um quase impossível para o advogado iniciante contar com custos fixos da instalação de um escritório com aluguel, água, luz, telefone, internet, deslocamentos entre outros, sem uma entrada de caixa, sem uma carteira fixa de clientes que suporte as saídas mensais.

Se o advogado atua em áreas como Direito Previdenciário, Direito do Trabalho, que seus honorários são de êxito por exemplo, qual será sua estratégia para suportar esse tempo legal de até dois anos sem receita, podendo até não ter receita, caso não logre êxito na ação. Como você vai sobreviver até lá?

Acredito que esse questionamento pode levar muitos ao desânimo e à frustração. Entretanto, hoje, com advindo da tecnologia e do Direito digital abriram-se várias oportunidades e possibilidades para o exercício da advocacia sem necessariamente precisar de um escritório montado. Uma das soluções para o questionamento acima são os Home Offices, escritórios virtuais, Coworking ou escritórios compartilhados.

Se apoiados por um Software de gestão de processos (algumas OABs oferecem de graça para iniciantes) e um site/blog segmentado à sua área de atuação, você terá tudo que precisa para começar a atuar mesmo sem instalação própria.

Essas soluções, além de oferecer custos baixos e acessíveis ainda conta com toda a estrutura de salas individuais, internet, estacionamento, telefone, impressões entre outros, e você só paga pelo que usar. Para quem já tem um Home Office estruturado, aconselhamos que não atenda o cliente em casa. Nesse caso, redirecione o atendimento para um Coworking ou um escritório compartilhado, ou seja, num ambiente mais sigiloso e confortável para reuniões e atendimentos.

Apesar de certa resistência por parte de alguns advogados, esses ambientes se mostram ideais para quem ainda não dispõem de verbas para custear uma estrutura própria, já sendo bem aceito em algumas capitais, a exemplo de São Paulo e Santa Catarina.

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, você deverá reservar uma “horinha” do seu dia para fazer um planejamento de ação e captação ética. Mapear seu público alvo, identificar nichos, planejar visitas comerciais estratégicas, amparado por um bom material de apresentação são dicas para melhorar seu posicionamento.

Comece hoje mesmo e conte com a gente!

Por Cláudia Maximo – Diretora de Marketing da Agência Comunik Doutor

 

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