Comunik Doutor

CHECK-UP DE MARKETING JURÍDICO: Como está seu escritório?

CHECK-UP DE MARKETING JURÍDICO: Como está seu escritório?

CHECK-UP DE MARKETING JURÍDICO: Como está seu escritório?

Advogados, a Comunik Doutor preparou um check-up de marketing para te ajudar a entender o básico de como se posicionar no mercado, quais ferramentas essenciais e como planejar e colocar em prática ações simples, mas que farão toda a diferença no posicionamento mercadológico. Faremos esse estudo de forma modulada para melhor percepção e valores da ferramenta. Hoje, vamos iniciar com módulo 01 (inicial). É direcionado para advogados que estão iniciando no marketing jurídico, entretanto, contém dicas que servem para todos, vale conferir.

Para ter seu check-up de marketing de forma gratuita basta responder ao questionário e enviar as respostas para o e-mail (marketing@comunikdoutor.com). Você deve informar, em um breve texto, qual o foco do seu escritório hoje (melhorar a carteira de clientes, melhorar a comunicação, posicionamento etc.)  As respostas serão encaminhadas em três dias após a solicitação. Não se esqueça de acompanhar os outros dois questionários. Assim terá um aproveitamento macro da ferramenta.

O próximo questionário será na segunda-feira 30.04 e falará sobre segmentação de público e nichos. Fique atento!

CHECK-UP DE MARKETING JURÍDICO: Como está seu escritório?

O Check-up de marketing é um termômetro da atuação do seu escritório junto ao mercado, público alvo e metas. Modularemos o check-up em três (inicial, intermediário e avançado).

Então, vamos lá, se você é daqueles que pensam que seu escritório não precisa de marketing, que acreditam no mito da privação e ineficiência total do marketing para advogados ou até mesmo é daqueles que acham que a indicação é mais importante do que tudo o que o marketing jurídico pode oferecer, preciso desconstruir esses enganos e te falar sobre a relevância e importância de incorporar o marketing na gestão do seu escritório.

Nesse texto, vamos lhe conduzir a fazer um pontual checkup de marketing do seu escritório. A única observação é que o advogado esteja disposto a se posicionar no mercado com intuito de garantir sucesso, estabilidade e autoridade para seu escritório, ou seja, que o enxergue como uma empresa. Já parou para pensar que todo escritório é uma empresa?

Se não, falaremos dessa semelhança brevemente, em outro artigo.

Vamos ao primeiro check-up, que chamaremos de módulo 01 (inicial).

CHECK-UP DE MARKETING JURÍDICO: Como está seu escritório?

  1. Qual é a sua imagem no mercado?

Chamamos de imagem a sua identidade profissional, ou seja, seu logotipo (marca), e demais materiais como cartão de visitas, email próprio, timbremail e etc.

Considerações:

Antes de responder, pense que você precisa contratar um advogado, aí você sai numa rua só de escritórios, todos com a mesma fachada, marca e cores, qual seria seu parâmetro para entrar em apenas um deles?

Complexo né? Avancemos, suponhamos que ele entre no seu escritório, além de tudo, e você faça uma consulta e cobre, claro. Mas, aí ele pede que você documente a consultar, e você não em um papel timbrado, um envelope ou pasta para ele colocar o documento. Qual impressão ele terá do seu escritório? Será que ele vai buscar por outros escritórios?

Seguindo aqui o parâmetro de identidade, eu iria.

Percebemos aí a importância de uma identidade exclusiva, estudada e projetada para seu público alvo e mercado, que tenha uma comunicação direta e não genérica, como aqueles “logotipos de faculdade”. Claro que em início de carreira fica difícil contratar uma agência para esse projeto, mas, há opções para todos os orçamentos, opte, ao menos, pela opinião de um profissional, escute-o, esclareça todas as suas dúvidas e esteja maduro para construir a sua identidade profissional. Mas, hoje, seguindo as alternativas abaixo, em qual você se encaixa?

  1. Não tenho identidade profissional
  2. Tenho uma identidade genérica
  3. Tenho uma identidade projetada e conceituada para meu escritório.

CHECK-UP DE MARKETING JURÍDICO: Como está seu escritório?

2.Qual o seu posicionamento virtual?

Ter um posicionamento virtual hoje é uma das estratégias mais eficazes para formar autoridade na área que atua e captar clientes de forma ética. Quase 70% do seu público está o dia inteiro navegando na internet e certamente é navegando que ele procurará por profissionais e serviços. Esse posicionamento tem várias vertentes. São eles, sites/blog, redes sociais, fóruns de discussões e afins. Vamos explanar aqui sobre sites e blogs.

Considerações:

Ainda usando a analogia de busca. Pense antes de responder, seu cliente em potencial precisa de um advogado, de você, por exemplo, então ele faz uma busca no Google por escritórios de advocacia em Goiânia. Se você tiver um site, claro que para um bom ranqueamento você precisa de boa estratégia para ele. Mas, considerando apenas a hipótese de ter um site, você certamente vai aparecer como opção para seu público alvo. Se você não tiver, você é um ninguém, é isso mesmo, você não existe para o seu público alvo pelo simples fato de ele ter procurado pela internet, ou seja, pelo seu site. E, esse é um comportamento quase que determinante. O Brasil é o quarto país de mundo em número de navegações e consumo pela internet. (139,111,185 mil usuários. 67.5% da população geral), ficando atrás apenas de EUA, Índia e China. Segundo dados do IBGE. É, acho que não dá para ficar sem um site.

Outra coisa importante é medir a funcionalidade e eficácia do seu site.

Vamos aqui classifica-los para seu melhor aproveitamento nas respostas.

Site 01 (básico).

São sites estáticos, que não há nenhum outro atrativo, além de se ter acesso a contatos, áreas de atuação, e equipe.

Site 02 (intermediário).

São sites mais estratégicos, possuem um SEO básico, um blog, canal para envio de notícias e assinantes (Newslatter).

Site 03 (avançado).

São site planejados na experiência do cliente. Eles são pensados na forma como o cliente busca um escritório de advocacia, quais são as palavras mais usadas nas buscas (palavras-chave), ou seja, um SEO Avançado, com relatórios que permitem medir todo o seu desempenho, além de ter todas as ferramentas do Site 02 de forma muito planejada e segmentada. Esses sites também usam a estratégia de conteúdo para avançar nos relacionamentos com o cliente, por isso possuem um planejado e ativo Blog de conteúdo.

  1. Não possuo site;
  2. Possuo um site básico;
  3. Possuo um site intermediário;
  4. Possuo um site avançado.

É importante dizer que o marketing não é o vilão do código de ética do advogado. Porém, é essencial que você se atente às estratégias perante as privações que o código traz em relação à publicidade e captação comercial indevida. O novo código, atualizado em 2016, trouxe um entendimento mais brando e atual, o que possibilita enxergar um horizonte mais seguro na busca, conquista e estabilidade comercial através de estratégias de marketing.

Gostou?

Deixe seu comentário!

Compartilhe.

 


 

Por Cláudia Maximo – Diretora de Marketing da Agência Comunik Doutor


#SitesparaAdvogados #MaketingJuridico #CaptaçãoÉtica #OAB #ComunikDoutor

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *