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Ciclo de Vida do Produto Jurídico

Ciclo de Vida do Produto Jurídico

Ciclo de Vida do Produto Jurídico

Ciclo de Vida do Produto Jurídico

Neste artigo, iniciaremos do pressuposto que você já tem seu escritório de advocacia e clientes ativos, é preciso inovar na criação de teses e novas formas de encantar o cliente para trazer novos negócios de clientes já fidelizados.

Nesta etapa, você possui dois caminhos a seguir: usar a tese ou serviço que você já possui expertise de forma a ampliar a carteira de clientes ou estar atento à mudanças legislativas, criando produtos novos para atender seus clientes.

A primeira etapa para criar um novo produto é definir o público que você atenderá e quais as necessidades de seus clientes ou potenciais clientes este produto irá satisfazer. A partir daí os próximos aspectos são vistos.

Atributos tangíveis e intangíveis

Os atributos de produtos jurídicos não são fáceis de enxergar, pois são em sua natureza intangíveis, porém, é necessário agregar valor ao produto que você disponibiliza para seus clientes, mostrando seus benefícios, o diferencial de mercado desta tese e o seu conhecimento enquanto advogado na área em questão.

Mas além do serviço em si, o cliente precisa enxergar valor na prestação de serviço de seu advogado, para isso, ações de marketing, relacionamento e fidelização são necessárias para que o cliente possa tangibilizar o valor de sua prestação de serviço.

A junção desses dois aspectos, o tangível (qualidade de atendimento e relacionamento que o advogado tem com seu cliente) e o intangível (tese especifica, antecipação a uma possível mudança legislativa) isso fará do produto único e diferenciado no mercado. Vale ressaltar que a inovação também é levada em consideração, oferecer algo que é comum, não fará você um advogado diferenciado no mercado.

Ciclo de vida do produto jurídico

Podemos chamar de “ciclo de vida do produto jurídico” a linha do tempo da produção de um produto, desde sua idealização até a implantação no mercado. É a sua história completa através de suas fases de implementação deste produto: planejamento, lançamento, maturidade e declínio.

Vejamos de forma objetiva e clara as etapas de cada ciclo do produto jurídico:

Lançamento

Comunicação com os clientes e informação sobre a disponibilidade do produto

Crescimento

Hora de analisar se o produto foi pertinente, se atendeu a expectativa do cliente e se foi direcionado ao público correto.

Maturidade

Quando o produto começa a dar lucro, mediante os investimentos de pesquisa, planejamento e lançamento.

Declínio

Quando não há demanda de mercado e é necessário verificar se são necessárias mudanças ou ajustes para que o produto continue a existir.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a criação de produtos jurídicos desafio você a analisar sua carteira de clientes, a área territorial em que atua, o perfil de seus clientes e criar um produto totalmente inovador para atender a sua clientela.


 

Tem dúvidas sobre o assunto? Nos mande um e-mail e responderemos!! Temos disponíveis oficinas de discussão sobre o assunto. Quer fazer parte? Escreva para nós no e-mail talita@radardagestao.com.br

 

Por Talita Dantas – Advogada, Professora, Consultora e parceira da Agência Comunik Doutor

 

 

 

 

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