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APRENDA A PRODUZIR CONTEÚDOS JURÍDICOS RELEVANTES

APRENDA A PRODUZIR CONTEÚDOS JURÍDICOS RELEVANTES

APRENDA A PRODUZIR CONTEÚDOS JURÍDICOS RELEVANTES

APRENDA A PRODUZIR CONTEÚDOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA CAPTAÇÃO ÉTICA

Ainda há um grande percentual de advogados céticos quanto à adoção do marketing jurídico como uma estratégia necessária para o fortalecimento mercadológico de escritórios de advocacia. Creditamos parte disso ao fato de que grande número desse percentual não enxerga o escritório como uma empresa. Mas, vamos analisar: considerando um escritório pequeno, ele paga os impostos por suas instalações e prestação de serviços, paga impostos patronais e salários de funcionários, água, luz e todos os custos de uma empresa semelhante, não é verdade?

Nessa perspectiva, o que difere seu “negócio” dos outros são particularidades, como o código de ética, por exemplo, que disciplina regras rígidas sobre a “comercialização de serviços”, marketing entre outras. Todavia, escritório de advocacia também é um negócio, uma empresa, com a mesma estrutura de gestão financeira e mesma cadeia produtiva.

Tendo dito, o marketing de conteúdo é uma das inúmeras estratégias do marketing jurídico para encaminhar escritórios de advocacia a um posicionamento sóbrio, ético, interessante e de grande valia na captação de clientes.

 

CONTEÚDO RELEVANTE

A produção de conteúdo relevante é a chave do marketing atual em todos os setores de atuação, abrangendo o meio jurídico. É o conteúdo o responsável pelo interesse e/ou reconhecimento do seu público pela sua marca. Seguramente, é uma estratégia poderosa, eficaz e ética para o fortalecimento financeiro do seu escritório.

Vale trazer à baila que conteúdo é o resultado de redações, vídeos e demais criações segmentadas e planejadas para um propósito, pode ser trazer autoridade para um profissional, aumentar as vendas de produtos ou serviços ou simplesmente, captar clientes.

 

MAS, O QUE É CONTEÚDO RELEVANTE PARA O PÚBLICO DA ADVOCACIA?

Seu público te busca impulsionado por interesses, seja se informar mais sobre uma lei, seja buscar serviços do exercício da advocacia, considere isso.

Você precisa ser diferente, proativo, autentico e sensível aos nichos e oportunidades pontuais, assim como é preciso estar atento à economia e política. Crises como a atual descobre grandes oportunidades. Reformas que impactam em direitos, deveres e economia oferecem demandas para diversas áreas do Direito. Uma ótima oportunidade para falar, não acha?

Resumir o relacionamento social, apenas compartilhando de forma alheatória posts de perfis como Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais do Trabalho e afins não pode ser considerado estratégia de marketing de conteúdo (Inbound marketing). Também não é uma estratégia que agrade a médio prazo seus seguidores. Seu público quer saber sua opinião, seu conhecimento e ponto de vista. São em momentos como esse que seu público alvo evolui para seu cliente.

 

COMO PRODUZIR CONTEÚDOS RELEVANTES

O primeiro erro que escritórios de advocacia cometem na internet é não identificar seu público alvo, o que torna generalista seus conteúdos. Isso vai alongar o tempo de reconhecimento mercadológico do escritório, e quando o tiver, será efêmero. Falar de tudo de forma superficial tira o seu tempo para falar de pouco, mas com propriedade e diferencial e isso só vai ser possível quando você souber do que falar e para quem falar. Tenha sempre um planejamento com metas.

Identificado o público, uma das estratégias é ser pontual sobre os temas e fatos, outra é ser autoral. Gaste todo o seu saber para mostrar o seu conhecimento no assunto, de repente, um assunto quente e que todos estão falando, mas, fale de forma didática, sempre com uma redação popular, acrescente, esclareça, dê a sua aula. Seu público trabalhista, por exemplo, está buscando saber se será obrigado a trabalhar no feriado, se terá suas férias preservadas nos mesmos moldes, entre outras. Seu público previdenciário quer saber como fica a aposentadoria especial pós reforma da previdência.  Assim se abrange à todas as áreas.

Lembre-se sempre, você está falando com seu público. Não transforme seus textos e falas em peticionamentos e sustentações orais, não nesse caso.

 

USE MANCHETES COMO OPORTUNIDADE

Manchetes são, por exemplo, as reformas, alteração em leis e economia anunciadas pelo governo e noticiadas pelos telejornais, rádios e jornais virtuais. A forma com que esses veículos propagam a informação e trabalha a manchete gera grande interesse e audiência o que propicia terreno fértil para a disseminação de conteúdos relevantes.

 

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